domingo, 8 de dezembro de 2013

Suflê de Limão

1/2 xícara de açúcar cristal (granulado)
2 colheres de sopa de farinha
Açúcar de confeiteiro, para decorar

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno em 180C. Prepare uma assadeira com papel-manteiga. Corte a parte de baixo do limão para que ele pare em pé, corte também a parte de cima e reserve a "tampa". Repita com o restante dos limões.


Retire a polpa do limão, formando um bowl com a parte externa. Retire o suco da polpa e reserve. Repita com todos os limões e organize-os na assadeira.


Combine as gemas dos ovos, 1/4 xícara de açúcar cristal, 1/4 xícara do suco de limão reservado e a farinha em uma tigela (que posse ser aquecida) para batedeira. Bata a mistura na velocidade média até ficar com uma cor amarelo pálido. Coloque a tigela em banho-maria, mexendo constantemente até ficar firme, aproximadamente 8 minutos. Remova a tigela do banho-maria e retorne para a batedeira. Bata por mais 10 minutos em velocidade média até resfriar. Transfira (ou mantenha na mesma) de tigela e reserve.


Combine as clara de ovo e o 1/4 restante de açúcar granulado em uma tigela limpa para batedeira. Coloque a tigela em banho-maria e mexa até que o açúcar dissolva e a mistura esteja morna ao toque. Remova a tigela do banho-maria e bata em velocidade baixa até ficar firme. Gradualmente aumente a velocidade até a merengue ficar brilhante e firme, tomando cuidado para não passar do ponto.


Misture 1/3 do merengue na mistura de gema. Gentilmente incorpore o restante do merengue. Com cuidado, encha os limões com a mistura - não encha até a borda, deixe um pouquinho abaixo.


Transfira a assadeira para o forno e asse até o suflê ficar levemente dourado e ter crescido, mais ou menos 3 cm acima da borda do limão, aproximadamente 14 minutos. Remova do forno e transfira para a travessa de servir. Decore com as raspas de limão e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva imediatamente.
Simpáticos Suflês de Limão servidos em um limão. Veja aqui:  http://pip.pe/post/6383

Nenhum comentário:

Postar um comentário