quinta-feira, 17 de maio de 2012

Torta Salgada de Liquidificador



É a melhor receita que eu já encontrei pra fazer torta salgada com o recheio que eu bem entender!!! É P E R F E I T A!! Não tem erro!!

Bora lá!

INGREDIENTES

Massa:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de leite
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (café) de sal (ou quanto baste)
1 colher (sopa) de fermento em pó

** Essa quantidade de ingredientes é para meia receita e no COMO FAZER eu explico o por quê.

Recheio:

500g de carne moída
1 colher (sopa) de óleo
4 dentes de alho
1 tomate grande picado
1 cebola grande picada
1 lata de milho verde
Cheiro verde
sal a gosto

COMO FAZER
Massa:

A quantidade de ingredientes colocada acima é de meia receita porque é provável que não caiba o dobro dos ingredientes no liquidificador. Então faremos meia receita e colocaremos em fôrma untada e enfarinhada. Em seguida colocaremos o recheio que eu aconselho que seja feito antes da massa. E por fim, fazer a outra meia receita para cobrir o recheio. E pra fazer a massa é só bater tudo no liquidificador. Sem segredos! Antes de levar ao forno, salpique orégano sobre a massa (isso é opcional!). Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 60 minutos.

Recheio:

Numa panela, coloque o óleo e o alho picado e deixe dourar. Adicione a carne e o sal e deixe que frite bem. Desligue o fogo (a carne tem que ficar bem sequinha). Espere amornar e adicione os outros ingredientes misturando bem. É só reservar enquanto faz a massa como já foi explicado logo acima. =D

Dica:

* O recheio pode ser do que você bem entender!! Já fiz com frango desfiado, sardinha, presunto e queijo, etc etc etc... Todas ficaram ótimas!

* Utilizei uma fôrma de aproximadamente 24cmX34cmX5cm.

Bolo de Abacaxi




Quer melhor opção neste calor, pras festas de fim de ano?

Então, vamos à receita...


MASSA

Ingredientes

5 ovos
2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite fervendo
1 colher de fermento.

Modo de fazer

Em uma batedeira, bata as claras de ovo em neve. Quando estiver firme e formando desenhos, acrescente as gemas, peneirando uma a uma (para evitar aquele cheiro de ovo horrível). Em seguida, acrescente, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o leite fervendo e por último o fermento. Misture bem e leve ao forno em uma assadeira forrada com papel-manteiga ou se você quiser tentar a sorte e fazer sem o papel manteiga, sugiro que unte muito bem a forma e desenforme o bolo ainda morno por que a massa do pão-de-ló é danada pra grudar na forma e despedaçar toda.

Enquanto o bolo assa, vamos ao recheio.


RECHEIO
:

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 ½ medida de leite
2 colheres de amido de milho
1caixa de gelatina sabor abacaxi
1 abacaxi grande.

Modo de Fazer

Descasque e pique o abacaxi, descartando o miolo, leve ao fogo e espere até que comece a soltar água. Assim que tiver um tanto razoável de água junto do abacaxi adicione o pó da gelatina e mecha bem para não ficar pelotinhas. Deixe o abacaxi fervendo por uns 10 minutos em fogo baixo para que possa sair sua acidez. Com uma concha, retire o caldo que estiver com o abacaxi e reserve. Espere o abacaxi esfriar, junte o leite, o leite condensado, o amido de milho e leve ao fogo até que forme um creme espesso e o amido esteja cozido.

Pegue o caldo do abacaxi reservado e acrescente o quanto baste de água para umedecer o bolo

Corte em duas partes, umedeça a massa e recheie.

Cubra o bolo com chantily e enfeite com pedaços de abacaxi a seu gosto.

Sirva gelado.
Fica ótimo com sorvete de creme (que bolo não fica!! =D)!


Dica: Caso os pedaços de abacaxi estejam muito grandes, sugiro que leve o creme do abacaxi ao liquidificador e dê uma leve triturada para que, ao cortar o bolo, ele não despedace pois a massa de pão-de-ló é muito delicada.

Bom apetite ^^

Torta de Sardinha

Ela é muito prática, por isso vou incluí-la na minha categoria: faça facinho... essa torta fica maravilhosa... a massa que eu usei na torta, pode ser usada com outros recheios sem problema algum, então confira a receita!

Para massa:

Ingredientes

-3 xícaras de chá de leite
-1 xícara de chá de óleo
-2 xícaras de farinha de trigo
-2 ovos
-1 pitada de sal
-1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Para o recheio:

Ingredientes:

-2 latas de sardinha
-2 tomates médios picados
-1cenoura pequena ralada
-1 cebola pequena ralada


Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador, exceto o fermento químico em pó. Bata até adquirir uma mistura homogênea e reserve. Se você deu uma averiguada na consistência da massa e não levou muita fé por que tá mais parecendo uma vitamina de farinha do que massa pra torta, relaxe, vai dar certo =D
Em uma vasilha corte os tomates em cubinhos, rale junto a cenoura e a cebola. Descarte o óleo e os espinhos da sardinha, amasse os pedaços com um garfo, junte aos demais ingredientes e misture bem. Dependendo da sardinha que você usar, o recheio vai ficar meio insosso, então acrescente sal a gosto.
Agora acrescente o fermento na massa e bata bem. Em uma forma média untada, disponha metade da massa, espalhe o recheio e por fim, cubra com a outra metade da massa. Leve ao forno até que fique douradinha por cima.

Pode ser servida quente ou fria.
Bom apetite!
 

Torta de Maçã Americana


INGREDIENTES

Massa
125g de manteiga
2 ovos
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de açúcar

Recheio
1 caixa de leite condensado
1 caixa de leite (medida do leite condensado)
2 colheres de sopa de amido de milho
1 pacote de coco ralado (opcional)

Cobertura
6 maçãs em fatias
1 xícara de açúcar
Quanto baste de canela

MODO DE PREPARO:

Eu começo sempre pela parte mais chata, fatiar as maçãs. Elas não devem ser descascadas, é só lavar bem e fatiar.
Uma parte das fatias deve ser picada, por que elas vão ser acrescentadas no creme do recheio. Geralmente eu separo 2 maçãs para o recheio e o restante para cobertura.
Com as maçãs devidamente fatiadas, junte o açúcar da cobertura, a canela a gosto misture bem e reserve.
Em uma panela junte o leite condensado, as maçãs e o coco (opcional). Com o leite, dissolva o amido de milho e junte com os outros ingredientes. Leve ao fogo médio, mecha até que vire um creme espesso e reserve.

Em uma vasilha coloque a farinha, o fermento em pó e o açúcar, misture bem, acrescente os ovos, a manteiga e sove até que vire uma massa lisa.
Separe a massa em duas partes iguais. Agora vem a segunda parte chata, espalhar a massa na forma (desmontável de preferência). Pegue uma das partes e espalhe por toda a forma, inclusive as laterais. Por ser uma massa que leva fermento, ela cresce bem, então procure não deixar uma camada muito grossa, e nem muito fina.
Agora é só montar a torta: espalhe o recheio na forma, e cubra com as fatias das maças passadas na canela e no açúcar. A maçã costuma soltar água, reserve esse caldo da maçã.

Para cobrir a torta faça tiras e disponha da maneira como preferir, as minhas eu coloco cruzadas. Acaso tenha mais paciência, tente transpassar umas pelas outras.

Por se tratar de uma massa que leva margarina, se o tempo estiver quente (como hoje) ela começa a ficar bem frágil pra manusear mas nada que impeça seu trabalho, só é necessário um pouco de paciência para fazer as tiras. Para fazer as tiras, uma sugestão é fazer rolinhos com a massa e achatá-los. Como a massa leva fermento, o ideal é ir fazendo a tira e colocando por cima da torta para evitar que elas quebrem.
Pincele as tiras com a caldo que sobrou da maçã.

Leve ao forno pré aquecido e asse em temperatura média/baixa até que a água da maçã seque e a massa fique douradinha por cima.

Espere esfriar e divirta-se!

DICA: Pode ser servida com mel e canela por cima. Se o dia estiver quente, um bom acompanhamento é sorvete de creme, fica um escândalo de gostoso como diz a Taty =D

Obs.: Se sua forma for desmontável (que não é meu caso) desenforme ela ainda morna. No caso das fotos, foi usada uma forma grande, então eu dobrei a receita.

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate


Eu lembro da primeira vez que comi bolo de cenoura! Não acreditei que cenoura (algo tão ruim pro paladar de qualquer criança normal) pudesse resultar em algo tão saboroso!! Fiquei chocada!!! E passou a ser meu bolo preferido quando criança...
Vamos à receita...
 
INGREDIENTES:
Massa:
 
3 cenouras grandes descascadas e picadas
3 ovos
1 xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 colheres de fermento em pó
 
Cobertura:
1 xícara de achocolatado em pó
1/2 xícara de leite
1 colher de margarina (Acabou a margarina? Pode substituir por maionese que eu garanto um resultado espetacular!!!)
 
COMO FAZER:
Massa:
 
No liquidificador, bata as cenouras com os ovos e o óleo. Reserve. Em um recipiente grande, misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento em pó. Adicione, em seguida, a mistura reservada e misture bem. Leve ao forno médio, em fôrma untada e enfarinhada, por aproximadamente 40 minutos. Depois de assado, faça furos com um garfo por toda a extensão do bolo para que a calda penetre na massa.
 
Cobertura:
Leve todos os ingredientes ao fogo até que se transforme em uma calda de consistência cremosa. Espere amornar e espalhe sobre o bolo.
 
Sirva o bolo depois que estiver completamente frio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário